segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Aluna Eloana ganha concurso Deca

O concurso Deca-Estudos de Um Banheiro, em sua 14ª edição, tem como objetivo abrir espaço para os novos talentos do mercado de Design de Interiores.
Este ano os temas propostos visaram estimular a criatividade através da reflexão sobre as necessidades inerentes a cada tipo de banheiro e usuário. Os três temas foram: Parada de Ônibus (Público), Retrofit de Banheiro para baixa renda e Banheiro Inteligente para alta renda (Residenciais), considerando critérios como funcionalidade, criatividade, distribuição, circulação e apresentação.
Cento e vinte trabalhos foram pré-selecionados em 35 escolas de Design de todo Brasil. Desses, 9 foram convocados a fazer a defesa de seus projetos diante de um júri de peso, formado pelos profissionais Cristina Bava, Mara Chap Chap, Flávio Butti, Ana Maria Bogar e Fátima Barnabé. A festa de premiação aconteceu no dia 1º de setembro, no Showroom da Deca, em São Paulo.
Eloana Lauffer ganhou na categoria Retrofit de Banheiro para baixa Renda. Parabéns Eloana!!


Veja abaixo depoimento de Eloana :

A recompensa por todo meu trabalho e pesquisa foi a conquista do primeiro lugar na categoria Residencial, Retrofit de Banheiro de baixa renda no Concurso Deca-Estudos de um Banheiro. Em meu projeto busquei solucionar a problemática de uma família residente em um Conjunto Habitacional do bairro da Federação em Salvador - BA, onde um único sanitário era insuficiente. A falta de privacidade e o desconforto foram parte das carências encontradas no cômodo.
Projetei um novo espaço, que transformou um antigo banheiro de 4,70m² em dois . Um para os filhos, que chamei de “Banheiro Circuito”e outro para mãe, com ligação para o quarto.
O Banheiro Circuito permite o uso simultâneo de três crianças. O banheiro da mãe criou um espaço privado para quem antes disputava o espaço, no mesmo horário, com os três filhos.
O projeto seguiu o conceito de Retrofit, atualizando os sistemas e equipamentos mantendo a estrutura do espaço.
As antigas bacias foram substituídas e Válvulas Hidra Duo passaram a fazer parte do sistema, que permite ao usuário escolher entre meia descarga ou descarga completa, economizando 30% de água. As torneiras especificadas são acionadas por um simples toque e tem fechamento automático, gerando uma economia de 55% de água.
As lâmpadas incandescentes foram substituídas por fluorescentes, e os pontos foram relocados, criando cenários e contribuindo com a economia de luz.
Os revestimentos sugeridos são de materiais naturais, como a pastilha de coco, e pastilhas de vidro 100% reciclado.
A busca por materiais economizadores de energia e água, ecologicamente corretos e capazes e de atender o público de renda baixa foi um grande desafio.
A pesquisa contou ainda com a busca das origens dos Conjuntos Habitacionais no Brasil e no mundo.
O projeto foi pensado como um projeto conceito, que pode se adequar aos outros 103 apartamentos do Conjunto, oferecendo conforto a tantas outras pessoas que ali vivem e agregando valor imobiliário a seu bem.
Desta forma consegui realizar o que o profissional de Design de Interiores almeja: Promover o bem estar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário